Depois de ter uma ideia inovadora e ter feito um plano de negócios genial, há muitos empreendedores que falham em conseguir um financiamento. Muitas vezes devido à inexperiência, eles cometem dois erros principais: ou não sabem conquistar um investidor, deixando clara sua ideia e sua capacidade de conquistar o sucesso, ou não conhecem todas as formas de financiamento.
Sem dinheiro, o ideal de um negócio promissor jamais sairá do papel. Portanto, todo o esforço será necessário neste momento. Essa etapa, pelos seus desafios, pode se tornar bastante gratificante. Você acumulará bastante conhecimento e todas as lições poderão ser utilizadas quando você precisar de outro financiamento!
Vamos mostrar, agora, as diversas formas inovadoras de como financiar uma ideia. Fugiremos do tradicional, como empréstimos bancários, pois esse modelo pode não ser o ideal para umespírito empreendedor:
Crowdfunding
Essa forma de financiamento surgiu com a internet e seu ideal colaborativo. Nem sempre pode ser considerado um financiamento, pois, em muitos casos, será pedida uma doação.
As pessoas, acreditando na sua ideia e no impacto positivo que ela terá no mundo, doarão pequenas quantias. Em alguns casos, você pode, até mesmo, encontrar pessoas mais generosas.
Também é possível fazer crowdfunding na modalidade de empréstimo e é relativamente comum: os juros serão baixos e não será exigida uma parcela de sua empresa como contrapartida. Há diversos sites de crowdfunding na internet, cada qual com um modelo diferente. O catarse e o kickante são alguns exemplos. Faça uma pesquisa e veja qual se adapta melhor a você.
Investidor-anjo
Ele é especialista no apoio de projetos em fase inicial. Na maioria das vezes, são pessoas que começaram pequeno com uma boa ideia, assim como você. Então, eles entendem como fazer crescer.
Eles compreendem as tendências e asoportunidades no mercado. “Verdadeiros anjos”, ao contrário de investidores tradicionais, eles saberão se colocar no seu lugar, ao mesmo tempo que se colocam no lugar do mercado.
O investidor-anjo não apoia somente com dinheiro, mas também é um conselheiro atento, pois será um sócio da sua empresa. Para encontrá-lo, há alguns sites disponíveis, como o Anjos do Brasil, e algumas agências especializadas em start-ups.
Capital semente
Ele é aquele capital que dará a explosão inicial para o crescimento do seu negócio. Nele, o investidor-anjo investirá sempre o dinheiro na quantidade suficiente para aquela etapa específica de crescimento, nutrindo a empresa passo a passo, sempre tendo em vista o crescimento sustentável, o respeito ao meio ambiente e à sociedade. É ideal para empreendedores alinhados com um modelo contemporâneo de negócios.
Venture capital
Ao contrário do anterior, no presente caso, somente empreendimentos um pouco mais maduros podem se aplicar, pois os produtos deverão ter sidos testados e toda a estrutura da empresa deve estar prontas para crescer.
Em troca de participação societária, eles entrarão de cabeça no seu negócio em troca de participação societária, assumindo as mesmas responsabilidades que você. Você pode encontrá-los em sites voltados para start-ups, fóruns de empreendedores e agências financiadoras de start-ups.
É frequente ver muitos empreendedores se frustando, pois até conseguiram um financiamento, mas ele não era alinhado com o perfil e a necessidade da empresa. Em uma start-up, tudo deve se alinhar com os princípios que o motivaram a inovar no mercado. É essa sua grande ambição!
Percebe que o financiamento não diz somente respeito a dinheiro, não é mesmo? Por isso, para não ser uma dor de cabeça, o capital deve estar alinhado a seus princípios! Comente aqui no post pra trocarmos algumas ideias!