O advento da tecnologia modificou a nossa forma de agir e de estudar. Isso propiciou que, nos últimos anos, o setor de educação a distância (EAD) crescesse de forma vertiginosa. Tanto que em 2014, o total de matriculados no Brasil em cursos totalmente a distância chegou a 519.839, conforme dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Esse dado confirma que é possível estudar usando a internet. Mas você sabe como aprender de verdade por meio das ferramentas tecnológicas? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto neste artigo que escrevi especialmente para você!
Como aprender pela internet?
A internet é uma ferramenta tecnológica que pode ser utilizada para vários fins, inclusive para o estudo. Basicamente, a rede mundial de computador é um banco de dados gigante que pode ser usado para mais do que o trabalho ou o entretenimento.
Para pesquisar, o melhor é usar sites confiáveis. A Wikipédia também pode ser utilizada como referência, desde que as informações sejam confirmadas em outros sites. Algumas referências de sites são:
- Google Earth: apresenta o mapa-múndi acrescentando imagens obtidas por satélite.
- Google Maps: apresenta o mapa das cidades de todo o mundo.
- NASA Search: explicações relativas ao universo como um todo.
- IBGE: apresenta informações e dados sobre cidades, estados e sobre o Brasil.
- Conjuga-me: mostra como os verbos da Língua Portuguesa devem ser conjugados.
- The Free Dictionary: dicionário que apresenta palavras em diversos idiomas.
- Google Acadêmico (Google Scholar): traz artigos acadêmicos e outras fontes de pesquisas confiáveis para a pesquisa.
Outra dica bem legal para pesquisar é verificar o domínio do site. Por exemplo, se é “.gov” significa que é do governo, já se for “.edu” é um site educativo. Isso ajuda a entender se a fonte pode ou não ser confiável.
Além disso, existem algumas dicas que otimizam a busca na internet. Veja algumas que você pode aplicar no seu dia a dia.
- Coloque os termos que quer pesquisar entre aspas. Assim, o mecanismo de busca só verificará fontes que trazem exatamente aquela palavra-chave. Por exemplo, “moeda brasileira”, “população do estado de São Paulo”, etc.
- Insira os sinais de mais e menos para buscar os termos de maneira mais assertiva. Se usar o sinal de mais (+), quer encontrar os dois termos que digitou. Por exemplo: água+cristalina. Já o sinal de menos (-) indica que o segundo termo deve ser excluído da busca. Por exemplo: água-poluída.
- Coloque um asterisco na pesquisa se quiser completar uma frase. Por exemplo: A capital de Mato Grosso é *.
Ferramentas de suporte
Há diversas ferramentas de suporte que podem ser adotadas para começar a aprender pela internet. Dispositivos tecnológicos, como calculadoras, smartphones e computadores, podem ajudá-lo a aprender. Por exemplo, você pode gravar as aulas, anotar os tópicos mais importantes e agendar os compromissos (como prazo de entrega dos trabalhos, datas de disponibilização das aulas, etc.).
Outra possibilidade é fazer um cronograma de estudos utilizando o Google Docs. Dessa forma, o calendário de estudos fica gravado no Google Drive e você pode acessá-lo de onde estiver, como no trabalho, durante uma viagem, entre outras situações. O único requisito é ter acesso à internet.
Por fim, uma vantagem da tecnologia que não pode ser deixada em segundo plano é a possibilidade de salvar os arquivos na nuvem. Assim, você consegue baixar os arquivos no computador, no celular, acessá-los de qualquer lugar e aproveitar todo o seu tempo livre estudando e aprendendo mais.
No entanto, existem outras maneiras de aprender pela internet, como as plataformas MOOC e os portais de conteúdo como o TED.
Qual o papel das plataformas MOOC no processo de aprendizagem on-line?
Atualmente, a internet traz uma série de cursos que podem ser feitos on-line. Muitos são pagos, mas também existem diversos cursos, inclusive de instituições reconhecidas, que podem ser feitos gratuitamente. Estes são conhecidos como MOOC, sigla em inglês para Cursos On-line Abertos e Massivos.
A ideia desses cursos é promover o estudo para milhões de pessoas por meio de plataformas on-line e gratuitas. Os estudantes podem interagir e ter acesso a um curso com a mesma qualidade do nível superior. No entanto, esses cursos têm algumas características específicas.
Duração
Os cursos MOOC são realizados durante determinado período e não estão disponíveis sempre, o que requer que os alunos estejam engajados ao fazer o curso. As aulas são gravadas e disponibilizadas on-line, podendo ser acessadas a qualquer momento. Porém, é necessário entregar tarefas diária ou semanalmente, de acordo com o prazo determinado. Somente dessa forma é possível receber o certificado de conclusão.
Formas de avaliação
Outra diferença das plataformas MOOC são as formas de avaliação utilizadas. A mais utilizada é chamada de peer-assessment, ou avaliação pelos pares. Nesse modelo, os alunos avaliam os trabalhos de outros conforme definição do professor. Se o aluno se recusar a analisar um trabalho, ele tem sua nota reduzida. O objetivo desse tipo de avaliação é fazer com que o aluno troque ideias e experiências e verifique seu nível de conhecimento comparando ao de outros.
Interação entre os estudantes
Um dos requisitos nos cursos MOOC é a interação do aluno. Os fóruns são boas ferramentas para essa finalidade e costumam ter boa participação. Além disso, os próprios estudantes costumam se organizar em grupos nas redes sociais para estudarem e trocarem informações.
Quais as plataformas MOOC mais conhecidas?
Coursera
Esta plataforma foi criada por professores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e oferece cursos voltados para as ciências humanas, engenharia, biologia, ciências sociais, ciências da computação, administração, entre outros.
edX
Criado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts e pela Universidade de Harvard, o edX fez parcerias com 39 instituições reconhecidas no mundo todo para a oferta de cursos MOOC. É possível fazer cursos nas áreas de marketing, gerenciamento de projetos, empreendedorismo, ciências da computação, entre outros.
Udacity
A plataforma é referência em cursos de ciência da computação, mas também tem cursos nas áreas de administração, matemática e design. Uma diferença do Udacity é oferecer o primeiro curso de mestrado exclusivo para uma plataforma MOOC.
O que é o portal de conteúdo TED?
Além das plataformas MOOC, existe também o TED, voltado para servir como fonte de referência e customização de videoaulas. A plataforma permite que o professor realize intervenções e insira links para conteúdos e outras atividades.
Além disso, os conteúdos publicados podem ficar disponíveis na página do professor ou ainda serem compartilhado nas mídias sociais. Com isso, o número de pessoas que assistiu às aulas, o resultado delas e o total de erros e acertos das questões podem ser acompanhados em tempo real.
Você também pode encontrar outros portais de conteúdo como o TED, mas esse é o mais conhecido e que oferece mais benefícios.
Quais as vantagens de aprender na internet?
Diversos são os benefícios conquistados com o ato de aprender na internet. Além da facilidade de acesso ao conteúdo, de poder estudar quando quiser e rever o material sempre que necessário, também é possível conquistar certificações reconhecidas no mercado.
Com as certificações recebidas, você pode conquistar um emprego melhor ou obter uma promoção no emprego que já possui e aprender mais. Ou seja, estas certificações oferecem um grande “peso” ao currículo.
Agora que você já sabe como aprender na internet, já pensou em abrir seu negócio próprio e aproveitar o conhecimento que obteve fazendo esses cursos extras? Então, se esse é o seu desejo, leia o post 7 premissas para concretizar uma boa ideia e saiba mais!